Topo

Israelenses são feridos em suposto atropelamento proposital de palestino

24/11/2015 06h15

Jerusalém, 24 nov (EFE).- Fontes militares de Israel informaram nesta terça-feira que três agentes de segurança ficaram feridos em um suposto atropelamento proposital por parte de um palestino em um cruzamento na colônia de Tapuaj, na Cisjordânia ocupada.

"Os três feridos estão conscientes, com ferimentos nas extremidades e um deles foi atingido na cabeça", disse um porta-voz do serviço de emergência Maguen David Adom, o equivalente local da Cruz Vermelha.

O incidente ocorreu em um trecho da estrada 60 no norte da Cisjordânia, uma via que corta o território palestino de norte a sul e que nas últimas semanas se transformou em um dos focos da atual onda de violência.

Soldados que estavam posicionados no cruzamento abriram fogo contra o suposto agressor e o feriram.

"O agressor foi baleado e está recebendo tratamento médico", diz o boletim militar.

Os três feridos são dois soldados e um agente da polícia de fronteiras, que foram transferidos para um hospital em Israel para receberem tratamento.

Este incidente é mais um na onda de violência que acontece na região desde o princípio de outubro, na qual os ataques palestinos causaram 19 mortes de israelenses, além de um eritreu, um americano e um transeunte palestino.

Os palestinos mortos por fogo israelense são 96, número que inclui os que foram baleados no meio de ataques e supostos ataques e em manifestações em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Após uma semana de relativa calma depois dos atentados de Paris, desde a quinta-feira vem acontecendo uma escalada da violência que coincide com a chegada hoje à região do secretário de Estado americano, John Kerry.

Em sua primeira visita a Jerusalém após 14 meses, já que a última vez foi depois da última guerra em Gaza, Kerry deve abrir sua agenda de trabalho com uma reunião em particular com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Trata-se de uma visita de baixo perfil e na qual as expectativas foram reduzidas pela diplomacia americana, talvez por causa da experiência de iniciativas anteriores.

Em sua visita relâmpago, o secretário de Estado terá apenas um dia de trabalho entre israelenses e palestinos, com uma agenda que inclui reuniões com o presidente israelense, Reuven Rivlin, e o chefe da oposição, Isaac Herzog.

Pela tarde, Kerry se deslocará para Ramala para se reunir com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e voltará ao aeroporto para seguir com seu giro pelo Oriente Médio.