Topo

EUA condenam novas penas de prisão para 2 ex-presos políticos cubanos

25/11/2015 02h15

Washington, 24 nov (EFE).- O governo dos Estados Unidos condenou nesta terça-feira as recentes penas de prisão impostas aos cidadãos cubanos Vladimir Morera Bacallao e Jorge Ramírez Calderón, dois ex-presos políticos do grupo de 53 que foram libertados dentro do processo de aproximação entre os dois países.

Em comunicado, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado americano, Mark Toner, informou que os dois foram condenados recentemente por realizarem "protestos pacíficos".

De acordo com Toner, Morera Bacallao foi sentenciado "a quatro anos e meio de prisão por pendurar um letreiro do lado de fora de sua casa".

No caso de Ramírez Calderón, o mesmo recebeu uma condenação de dois anos e meio de prisão "por se juntar a um protesto pacífico que pedia melhores condições sanitárias e de água em sua comunidade", segundo o porta-voz dos EUA.

"O respeito aos direitos humanos é uma pedra fundamental de nossa política externa e pedimos ao governo de Cuba que respeite o direito de seus cidadãos à liberdade de expressão e ao protesto pacífico", concluiu Toner.

Em janeiro deste ano, o governo do presidente cubano, Raúl Castro, libertou 53 presos políticos, entre eles Morera e Ramírez, a pedido dos Estados Unidos como parte do acordo entre os dois países para restabelecer suas relações diplomáticas, que foi anunciado há quase um ano.