Topo

Hollande quer bandeiras francesas em casas para homenagear vítimas de Paris

Assembleia Nacional, em Paris, é iluminada com as cores azul, branco e vermelho - Charles Platiau/Reuters
Assembleia Nacional, em Paris, é iluminada com as cores azul, branco e vermelho Imagem: Charles Platiau/Reuters

Em Paris (França)

25/11/2015 13h29

O presidente da França, François Hollande, pediu nesta quarta-feira (25) que os cidadãos do país coloquem bandeiras francesas na frente de suas casas para a homenagem oficial às vítimas dos atentados de Paris que será realizada nesta sexta-feira.

Hollande afirmou, durante uma reunião do Conselho de Ministros, que estarão na homenagem parentes das vítimas dos atentados de Paris, segundo relatou em entrevista coletiva posterior o porta-voz do governo, Stéphane Le Foll.

"Todos os franceses poderão também participar da homenagem enfeitando seus domicílios com uma bandeira azul, branca e vermelha, as cores da França", destacou o porta-voz do governo.

O objetivo é "permitir a todos participar de uma forma ou de outra", já que nem todo mundo poderá comparecer ao ato, que será realizado em frente ao Palácio dos Inválidos, local que deve receber mais de mil pessoas durante a cerimônia.

"Tentamos propor algo que permita a cada francês, na sexta-feira, tomar parte também na homenagem", afirmou.

Alguns familiares criticaram a homenagem oficial às vítimas dos atentados que provocaram a morte de 130 pessoas. É o caso da irmã de François-Xavier Prévost, morto na casa de shows Bataclan, que convocou um boicote ao evento em uma mensagem publicada na última segunda-feira na rede social Facebook.

"Não, obrigado, senhor presidente, senhores políticos. Não queremos suas mãos estendidas nem suas homenagens e os culpamos pelo ocorrido", afirmou.

Na publicação, compartilhada 17 mil vezes, ela criticou o fato de "ser possível viajar à Síria e voltar à França" e que indivíduos fichados por radicalização "circulem livremente".