Topo

Kiev proíbe todas as companhias aéreas russas de sobrevoarem a Ucrânia

Em imagem de arquivo, Arseni Yatseniuk, o primeiro-ministro da Ucrânia - Arte UOL
Em imagem de arquivo, Arseni Yatseniuk, o primeiro-ministro da Ucrânia Imagem: Arte UOL

Em Kiev (Ucrânia)

25/11/2015 09h28

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, ordenou nesta quarta-feira (25) o fechamento do espaço aéreo ucraniano a todas as companhias aéreas russas, que não poderão mais sobrevoar seu território com destino a terceiros países.

"Peço ao Ministério das Infraestruturas que informe à parte russa sobre o fechamento do espaço aéreo para todas as companhias aéreas russas, sem exceção, e da paralisação de todo o transporte de passagem" por ar, disse Yatseniuk em reunião de seu gabinete de ministros.

Uma fonte russa afirmou à agência Interfax que as companhias aéreas russas já evitam sobrevoar o território ucraniano por motivos de segurança.

Kiev já proibiu a comunicação aérea entre os dois países, medida que entrou em vigor há um mês e que foi respondida simetricamente por Moscou.

Até agora, no entanto, a proibição adotada pela Ucrânia não afetava os voos sobre o território ucraniano rumo a terceiros países, com exceção dos de transporte de cargas de uso militar, de duplo uso (civil e militar) ou de tropas russas.

A Rússia qualificou então de "disparate" a proibição da comunicação aérea entre os dois países ao lembrar que cerca de 70% dos passageiros dos voos entre Rússia e Ucrânia eram cidadãos ucranianos.

Cerca de 40% dos passageiros ucranianos que aterrissavam em Moscou em voos da Aeroflot, a companhia aérea de bandeira russa, seguiam viagem para outros lugares do planeta, segundo as autoridades russas.