Topo

Macri revela que reunião com Cristina "não valeu a pena" para transição

25/11/2015 01h39

Buenos Aires, 24 nov (EFE).- O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, afirmou que a reunião que manteve nesta terça-feira na residência oficial de Olivos com a atual presidente, Cristina Kirchner, foi "cordial e curta", mas que "não valeu a pena" para discutir detalhes sobre a transição.

A reunião foi "cordial, mas curta" e "não tinha um tema específico". "Não valeu a pena. Não sentimos que valia a pena entrar nesses temas", disse em alusão às questões pendentes sobre a transição, durante uma entrevista à emissora "Todo Noticias".

"Ela me disse que tinha me convidado para uma felicitação pessoal antes de me ver no dia 10 de dezembro. Falamos sobre o dia 10 e sobre as formalidades da cerimônia de transferência. E não houve mais que isso", acrescentou o presidente eleito.

Macri também indicou que a presidente lhe antecipou que "haverá um ministro para a transferência nos últimos dias" e que na véspera da cerimônia de posse do cargo "vai assinar os papéis da transferência".

Não foi acordado nenhum encontro entre ministros e funcionários do alto escalão do governo de Cristina e colaboradores de Macri para avançar no processo de transição durante uma reunião na qual, segundo Macri, também não houve fotógrafos e os dois estiveram a sós.

Par Macri, o importante é que "a transferência será feita como se deve, no Congresso da Nação". Além disso, o presidente eleito afirmou estar feliz por "ela ter confirmado que estava muito bem predisposta a fazer a cerimônia como corresponde e a dar o espaço devido para algo tão importante como a transferência de mandato".

"O importante é poder continuar trabalhando na preparação porque é uma loucura a agenda eleitoral deste país, é algo a ser revisto, em uma transição na qual restam apenas oito dias úteis de trabalho para que estejamos prontos para a transferência de comando, o que é um tempo muito curto", comentou o presidente eleito.

Cristina Kirchner convidou hoje Macri para uma reunião a portas fechadas na residência presidencial de Olivos, nos arredores de Buenos Aires.

Ao concluir a reunião, Macri saiu com a intenção de falar com a imprensa, mas devido ao grande tumulto de jornalistas e cidadãos que o esperavam, o presidente eleito teve que retornar ao interior da residência por motivos de segurança.

Cristina Kirchner não apareceu em público nem fez declarações após a jornada eleitoral do último domingo que deu a vitória a Macri.

Mauricio Macri assumirá a presidência no próximo dia 10 de dezembro após 12 anos de governos kirchneristas.