Topo

Presidente chinês viajará para França, Zimbábue e África do Sul

25/11/2015 02h04

Pequim, 25 nov (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, viajará para a França, para participar da cúpula sobre a mudança climática (COP21) de Paris, e também para o Zimbábue e a África do Sul entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, informou nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores do país asiático.

Após sua passagem pela capital francesa, entre os dias 29 e 30 de novembro, Xi realizará uma visita de Estado ao Zimbábue entre 1º e 2 de dezembro e, depois, se deslocará para a África do Sul, para outra visita oficial entre 2 e 5 de dezembro, na qual presidirá a cúpula do Fórum de Cooperação China-África (Focac).

Em Paris, cidade que já visitou durante seu giro pela Europa em março, Xi comparecerá à cerimônia de abertura da COP21, explicou Lu Kang, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, em comunicado.

O presidente chinês espera que os líderes mundiais cheguem a um acordo na reunião parisiense para assinar um texto juridicamente vinculativo sobre a mudança climática e já se pronunciou nesse sentido durante a recente visita a Pequim de seu colega francês, François Hollande, com quem também assinou uma declaração que assentou as bases de um potencial acordo.

Além disso, Xi assistirá à reunião da Focac em Johanesburgo nos dias 4 e 5 de dezembro, após concordar com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, em elevar o encontro à categoria de cúpula, para que conte com a participação dos chefes de Estado, já que, em princípio, o evento seria um fórum ministerial.