Topo

Israel abrirá pela primeira vez embaixada em Abu Dhabi

27/11/2015 07h31

Jerusalém, 27 nov (EFE).- Israel planeja abrir em breve uma embaixada em Abu Dhabi, a primeira nos Emirados Árabes Unidos, que estará vinculada a uma agência internacional e não diretamente à EAU.

Segundo uma informação divulgada nesta sexta-feira pelo jornal "Ha'aretz" e confirmada pelo porta-voz do Ministério de Relações Exteriores israelense, Emmanuel Nahson, o diretor-geral de Relações Exteriores, Doure Gold, viajou na terça-feira aos Emirados para finalizar a operação de abertura da delegação diplomática.

A embaixada estaria credenciada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), que tem sede em Abu Dhabi, e não pelo governo da EAU, explicou o analista diplomático do jornal, Barak David.

"Durante os três dias de sua visita, Gold se reuniu com o diretor-geral da Irena, Adnan Amin, para tratar sobre a abertura da missão", assinalou o artigo.

O diplomata que liderará a missão será Rami Hatan, que viajará em breve aos Emirados, onde estão sendo finalizadas as regras da nova delegação.

Israel se tornaria assim o único país com uma embaixada em Abu Dhabi credenciada somente à agência internacional, já que os outros países têm presença nesse organismo através de sua embaixada ou por representantes não residentes na cidade que participam dos encontros quando é necessário.