Topo

Políticos e clérigos britânicos são investigados por abusos de menores

Em Londres (Inglaterra)

27/11/2015 11h44

Políticos e membros das igrejas anglicana e católica, entre eles personalidades influentes, serão investigados por abuso de menores no Reino Unido, assim como instituições do Estado que podem ter encoberto esses crimes.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27) pela juíza encarregada do caso, Lowell Goddard, que esclareceu que se tratará de uma investigação histórica, pois serão examinadas as alegações apresentadas no passado contra membros do clero e "personalidades públicas vinculadas a Westminster [Parlamento de Londres]".

Também será investigado o papel de várias prefeituras de Londres e outros lugares da Inglaterra, além de outras instituições públicas suspeitas de acobertamento.

A ministra do Interior, a conservadora Theresa May, pôs as mãos à obra com este caso ano passado, quando foram divulgadas acusações de abusos que teriam sido cometidos no passado por políticos e pessoas influentes em centros de amparo de menores.

"A investigação se centrará em alegações de abusos de menores com suposto envolvimento de integrantes do Parlamento atual ou passados, altos funcionários, assessores governamentais e integrantes dos serviços secretos", explicou a juíza.

Ela acrescentou que serão levadas em conta "acusações de acobertamento e conspiração".

O objetivo da investigação é determinar "até que ponto as instituições estatais ou não estatais falharam em seu dever de proteger as crianças" e se os erros foram remediados, além de propor medidas para evitar novos abusos no futuro.

A investigação pode se estender por até cinco anos e tem como objetivo apresentar denúncias concretas.