Topo

Exército sírio denuncia ataque da Turquia contra posições no norte do país

28/11/2015 19h30

Damasco, 28 nov (EFE).- O Exército da Síria denunciou neste sábado um ataque da Turquia contra uma de suas posições na província de Latakia, no norte do país, de acordo com informações da agência de notícias "Sana".

"Os turcos persistiram em sua agressão e ontem à noite dispararam bombas contra o monte Al Aqra, em direção a uma de nossas posições", apontou comunicado do Comando-Geral das Forças Armadas da Síria, que não dá mais detalhes, nem revela se há vítimas.

Na nota, a corporação aproveita para voltar a acusar o governo da Turquia de ajudar organizações terroristas, com armas e munições, em troca de petróleo e antiguidades "roubadas da Síria e Iraque".

As forças militares da Síria apontam que os terroristas recebem apoio armamentista por meio do que os turcos chamam de "comboios humanitários", que também serviriam para retirar rebeldes feridos para encaminhá-los a hospitais fora do país em conflito.

Há dois dias, a Coalizão Internacional Síria (CNFROS), principal aliança política da oposição, aliada do governo da Turquia, denunciou um bombardeio de aviões do regime de Damasco contra um comboio de ajuda humanitária no norte da província de Aleppo.

Na mesma região, os soldados governamentais avançaram hoje contra bases do Estado Islâmico (EI), retomando o controle das regiões de Al Akula e Al Keskis, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.