Topo

Missão Unasul escuta venezuelanos em reta final da campanha eleitoral

28/11/2015 22h56

Caracas, 28 nov (EFE).- A missão eleitoral que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), liderada pelo ex-presidente dominicano Leonel Fernández, enviou à Venezuela, teve neste sábado reuniões com os setores envolvidos no pleito legislativo do próximo dia 6 de dezembro, incluindo autoridades eleitorais e partidos.

A missão da Unasul informou em comunicado que seus integrantes se reuniram este sábado com o dirigente opositor Henri Falcon e com técnicos do Grande Polo Patriótico, a aliança de partidos afins ao governo do presidente Nicolás Maduro.

"Falcon qualificou este encontro como positivo e frutífero e destacou a importância de reconhecer os resultados nas próximas eleições", acrescentou o texto do organismo.

Também se reuniram com dirigentes e candidatos do, além disso, opositor partido Movimento ao Socialismo (MAS) e com ONGs com cujos diretores, destacou o texto, "trocaram experiências em relação às fases, aspectos técnicos e de participação cidadã" no processo eleitoral.

Sobre a reunião com as autoridades eleitorais da Venezuela, a Unasul revelou que estas expuseram "de forma aberta o trabalho que vêm realizando através da capacitação para os eleitores, para a avaliação das máquinas em nível de software e hardware".

Também informaram da experiência que manejam sobre o processo eleitoral venezuelano, "concordando com os membros da Missão em apostar na transparência do pleito em um ambiente de paz e respeito aos resultados", destacou o órgão.

A delegação da Unasul é integrada por cerca de 50 analistas dos organismos eleitorais da América Latina e tem como propósito "presenciar de maneira imparcial e independente a transparência do processo eleitoral" do país sul-americano.

A campanha eleitoral para as legislativas termina no próximo dia 3 de dezembro, três dias antes do pleito, para o qual foram convocados cerca de 19 milhões eleitores habilitados para escolher os 167 deputados da Assembleia Nacional (AN), que há quase 15 anos tem maioria governista.