Topo

Bombardeios russos deixam pelo menos 18 mortos no noroeste da Síria

29/11/2015 14h13

(Atualiza com número de mortos).

Cairo, 29 nov (EFE).- Pelo menos 18 pessoas morreram neste domingo em bombardeios efetuados supostamente por aviões russos contra a cidade de Ariha, no noroeste da Síria e controlada por rebeldes de tendência islamita, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Entre os mortos há quatro menores e um líder opositor, cuja identidade não foi revelada pela ONG, que conta com uma ampla rede de ativistas no terreno.

O Observatório explicou que o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas porque há pessoas que ainda não foram identificadas e restos humanos debaixo dos escombros das casas atingidas, além de feridos em estado grave.

Anteriormente, o Observatório havia indicado que esses bombardeios deixaram 60 vítimas, entre mortos e feridos, e danos consideráveis em imóveis civis de Ariha.

Os aviões, que segundo o Observatório pertencem ao exército russo, bombardearam também outras área da província de Idlib, como a cidade de Jisr al Shugur.

Ariha está sob o poder de grupos rebeldes de tendência islamita e da Frente Al Nusra - filial síria da Al Qaeda-, como a maioria de Idlib, que não é um reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

A Rússia é aliada do regime de Bashar al Assad e desde o final de setembro bombardeia posições do EI e de outras organizações armadas na Síria, em sua primeira intervenção militar direta neste país desde o início do conflito em março de 2011.