Topo

Israel suspende contatos com UE sobre processo de paz com palestinos

29/11/2015 19h56

Jerusalém, 29 nov (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou neste domingo o fim da participação da União Europeia (UE) no processo de paz com os palestinos até que a situação seja reavaliada, após a aprovação de uma diretriz comunitária para a rotulagem de produtos fabricados em território ocupado por Israel em 1967.

Netanyahu, também titular da pasta Relações Exteriores, deu hoje instruções ao órgão para "rever o envolvimento" da UE "no diálogo político" com os palestinos por causa da regra aprovada neste mês e de cumprimento obrigatório para todos os Estados-membros.

"Para completar o processo de valorização, o primeiro-ministro ordenou suspender os contatos diplomáticos com as instituições da UE e seus representantes" no tocante ao processo de paz, segundo um comunicado oficial.

Segundo o texto, a medida "é consequência da (nova) rotulagem" de produtos e que "é importante esclarecer que Israel mantém contatos diplomáticos com os diferentes europeus, mas não com as instituições da UE" sobre este assunto.

A diplomacia israelense adotou em meados do mês uma série de medidas para endurecer as relações bilaterais e com os representantes diplomáticos de 16 Estados-membros da UE que apoiaram a diretriz para a nova rotulagem de produtos feitos em território ocupado por Israel em 1967.

A norma exige que os produtos procedentes dos territórios ocupados não informem que eles são procedem de Israel, dado que nenhum país do mundo reconhece essas zonas como israelenses.

Por enquanto, ainda não se sabe se a decisão afeta os esforços de Bruxelas para reduzir a tensão vivida na região e impulsionar um processo de paz entre israelenses e palestinos com base em uma solução de dois Estados ou às eventuais visitas à região da alta representante europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini.