Topo

Segunda mulher mais velha do mundo, "a vovó da Europa", completa 116 anos

29/11/2015 13h03

Roma, 29 nov (EFE).- A italiana Emma Morano, considerada a pessoa mais velha da Europa e a segunda do mundo, completou 116 anos neste domingo, informou a imprensa local.

Morano, conhecida na Itália como "a vovó da Europa", comemorou seu aniversário em sua casa de Verbania, no norte do país, rodeada de seus familiares.

Nos últimos dias Emma recebeu a felicitação do presidente italiano, Sergio Mattarella, que comentou "a excepcional meta" de sua idade, "jamais atingida antes por um italiano".

Além disso, a "vovó da Europa" recebeu um pergaminho com a bênção apostólica do papa Francisco, que lhe desejou "boa saúde e serenidade de espírito".

Em entrevista publicada em fevereiro deste ano pelo jornal "The New York Times", Emma afirmou que o segredo de sua longevidade era comer três ovos crus por dia e ser solteira, já que pôs fim a seu casamento em 1938.

A italiana é quatro meses mais jovem que a pessoa mais idosa do planeta, a nova-iorquina Susannah Mushatt Jones, nascida em 6 de julho de 1899, segundo o americano Grupo de Pesquisa de Gerontologia.