Topo

Autoridades recuperam controle de prisão na Guatemala após motim

01/12/2015 01h09

Cidade da Guatemala, 30 nov (EFE).- As forças de segurança da Guatemala conseguiram retomar nesta segunda-feira o controle da colônia Agrícola Penal Canadá, um centro penitenciário onde no domingo morreram 16 internos durante uma rebelião violenta.

"As Forças de Segurança retomaram o controle da colônia Agrícola Penal Canadá, onde se realizou a contagem respectiva. Não foram reportados ausentes, apenas os 16 falecidos durante o motim do dia de ontem (domingo)", publicou nas redes sociais o Ministério de Governo (Interior) da Guatemala.

As forças de segurança entraram no recinto na manhã de hoje, mas só foram capazes de retomar o controle do centro durante a tarde.

As causas da revolta na prisão, que se iniciou no domingo pela tarde, ainda são desconhecidas.

Um total de 16 presos morreram depois que foram esfaqueados e espancados na prisão, que fica a 59 quilômetros ao sul da capital guatemalteca, no departamento de Escuintla.

De acordo com estatísticas da Procuradoria dos Direitos Humanos (PDH), 90 internos morreram em diferentes motins nas prisões do país centro-americano neste ano de 2015.

O porta-voz do Sistema Penitenciário, Rudy Esquivel, explicou à Agência Efe que, além dos 16 mortos, um detento também ficou ferido e foi transferido para um centro médico.

Esquivel detalhou que 3.500 efetivos entraram na manhã de hoje nas instalações da prisão, entre policiais, soldados do exército, promotores do Ministério Público e guardas do Sistema Penitenciário.

A colônia agrícola penal Canadá foi projetada para receber cerca de 600 presos, mas abriga 3.088, todos condenados por diferentes crimes, entre eles assassinatos, sequestros, extorsões e estupros.

O sistema penitenciário da Guatemala tem sob sua responsabilidade 22 prisões nas quais trabalham 4.000 guardas que vigiam mais de 19 mil detentos.