Topo

Estudante é condenado a sete anos de prisão na Rússia por ligação com EI

Em Moscou (Rússia)

01/12/2015 10h32

Um estudante de medicina foi condenado nesta terça-feira (1º) pelo tribunal do distrito militar do Cáucaso Norte, na Rússia, a sete anos de prisão por criar uma célula de recrutamento para a organização terrorista Estado Islâmico (EI), informou a agência russa de notícias Interfax.

Conforme a investigação, o estudante, identificado como Sultan Yajiayev, liderava um grupo de islamitas que se dedicava a divulgar informações do EI a fim de recrutar combatentes para enviá-los à Síria. Outros cinco membros da célula islamita foram condenados a penas que variam de cinco a seis anos de prisão.

De acordo com o Ministério do Interior da Rússia, cerca de 2.000 russos lutam ao lado dos jihadistas na Síria.

"Temos a informação de que 2.000 russos, que planejam voltar ao país cedo ou tarde, participam de ações armadas do EI", afirmou hoje Igor Zubov, vice-ministro do Ministério do Interior.

Em 30 de setembro, após um acordo com o presidente da Síria, Bashar al-Assad, a Rússia iniciou uma campanha de bombardeios no país árabe contra, supostamente, as posições do Estado Islâmico e outros grupos considerados terroristas por Moscou.