Topo

México confirma que corpos encontrados em caminhonete são de australianos

19/12/2015 01h23

Cidade do México, 18 dez (EFE).- Peritos da Procuradoria Geral da República (PGR) do México confirmaram que os corpos carbonizados encontrados dentro de uma caminhonete no município de Navolato, no estado de Sinaloa, no noroeste do país, correspondem aos australianos Adam Coleman e Dean Lucas, informaram as autoridades estaduais.

"Os Peritos da Coordenação de Serviços Gerais da PGR compararam os perfis genéticos dos corpos encontrados carbonizados no interior da caminhonete com os obtidos de familiares consanguíneos diretos das vítimas e concluíram que apresentam relação de parentesco", segundo a Procuradoria de Justiça de Sinaloa.

Com isso, o órgão estadual reportou em comunicado que os corpos "foram legalmente identificados como os dos cidadãos australianos Dean Lucas e Adam Russel Coleman, que infelizmente morreram em incidentes registrados no dia 21 de novembro de 2015 nas imediações do povoado de Juan Aldama 'El Tigre', no município de Navolato, em Sinaloa".

A Procuradoria de Justiça de Sinaloa acrescentou que os restos mortais serão entregues aos responsáveis diplomáticos da Austrália. De acordo com a imprensa local, a entrega dos corpos aconteceu efetivamente em Culiacán, capital de Sinaloa, em um procedimento discreto supervisionado por funcionários da PGR.

De acordo com as informações dos meios locais, os restos mortais foram entregues a funcionários da embaixada australiana para que fossem levados à Cidade do México e, de lá, para o país de origem das vítimas, o que aconteceu nesta sexta-feira.

No dia 15 de dezembro, o procurador-geral de Sinaloa, Marco Antonio Higuera, informou que os exames genéticos realizados por autoridades australianas tinham confirmado a identidade das vítimas.

Lucas e Coleman, ambos de 33 anos e amantes do surfe, desembarcaram no dia 20 de novembro passado em Topolobampo, Sinaloa, de uma aeronave procedente de La Paz, no estado de Baixa Califórnia Sul.

Os dois se dirigiam para Guadalajara, a capital do estado de Jalisco, onde vive Andrea Gómez, namorada de Coleman.

No dia 21 de novembro, as autoridades mexicanas encontraram seus corpos carbonizados dentro de uma caminhonete no município de Navolato.

A Procuradoria de Justiça de Sinaloa informou no dia 4 de dezembro que três indivíduos foram detidos por seu suposto envolvimento com o assassinato dos australianos. As suspeitas indicam que o crime foi cometido após uma tentativa de roubo, e o órgão estadual afirmou que outras duas pessoas estão foragidas.