Topo

Festa de fim de ano em Dubai é marcada por incêndio em hotel de luxo

Em Abu Dhabi

31/12/2015 20h26

O hotel de luxo The Address, um arranha-céu situado no centro da cidade de Dubai, se transformou nesta quinta-feira em uma coluna de chamas pouco antes das celebrações de Ano Novo, sem que o acidente tenha causado uma tragédia nem acabado com as festas pela chegada de 2016.

Apesar da magnitude do incêndio, apenas 16 pessoas sofreram ferimentos leves pela inalação de fumaça e a aglomeração de gente, segundo informou o governo de Dubai.

As aglomerações aconteceram quando os hóspedes, entre eles vários estrangeiros, tentaram escapar do hotel, situado junto à famosa Burj Khalifa Tower, o edifício mais alto do mundo e aos pés do qual tinham se reunido milhares de pessoas para celebrar o fim de ano.

Fogo começou horas antes da Virada

O fogo se originou no 20º andar do edifício às 21h (horário local, 14h de Brasília), poucas horas antes do grande espetáculo pirotécnico organizado para dar as boas-vindas a 2016.

Grandes chamas saíram durante várias horas do hotel, do qual também se elevaram também imponentes colunas de fumaça, relataram testemunhas à Agência Efe.

As causas do incêndio, que já está controlado, ainda não foram esclarecidas.

O Escritório de Informação de Dubai detalhou que o fogo se iniciou no exterior do 20º andar e que os extintores situados no local evitaram que se propagasse pelo interior do edifício, que foi rapidamente evacuado.

Em um primeiro momento a população ficou alarmada perante o imponente incêndio e o tráfego de ambulâncias e helicópteros.

A incerteza era grande até que o general Rashid el Matrushi, diretor dos serviços de emergência, anunciou através do Twitter que o incêndio estava controlado quase em sua totalidade.

As chamas foram se extinguindo pouco a pouco e as autoridades confirmaram que não havia que lamentar por vítimas mortais.

Os hóspedes do The Address foram evacuados, assim como as pessoas que esperavam o espetáculo de fogos de artifício que estava previsto para a meia-noite de hoje na torre Burj Khalifa, situada em frente ao edifício acidentado.

O hotel conta com 244 quartos e suítes, três restaurantes, um SPA e salas de reuniões, entre outras instalações, misturando a tradição árabe com um estilo cosmopolita.

 

Celebrações mantidas

Em um primeiro momento, as autoridades pediram aos cidadãos que não fossem ao centro da cidade e deixassem livre a passagem às equipes de emergência, mas finalmente permitiram o acesso e as celebrações puderam acontecer como estava previsto.

Ao controlar-se a situação e apesar da fumaça que cobria a região, o governo de Dubai assegurou que as celebrações de fim de ano no centro da cidade não seriam canceladas e à meia-noite os fogos de artifício, assim como um jogos de luzes e efeitos especiais, iluminaram o centro de Dubai do alto da Burj Khalifa.

O espetáculo pirotécnico na torre mais alta do mundo atrai desde sua inauguração em 2010 milhares de emiratenses e visitantes.

Os ricos países petroleiros do Golfo foram nos últimos tempos cenário de grandes incêndios, o último deles no último dia 24 de dezembro, em um hospital da cidade de Yazan, na Arábia Saudita, onde morreram 25 pessoas e 100 ficaram feridas.

Em Doha, se propagou um fogo no centro comercial Villagio Mall, um dos maiores da cidade, em maio de 2012, causando a morte de 19 pessoas.