Topo

Mais uma pessoa na Bélgica é acusada de vínculo nos atentados de Paris

Matthieu Alexandre/AFP
Imagem: Matthieu Alexandre/AFP

Em Bruxelas

31/12/2015 08h46

Um juiz de instrução de Bruxelas ditou nesta quinta-feira um mandato de detenção contra o belga Ayoub B., acusado de participar de atividades de uma organização terrorista e de assassinatos terrorista em relação com os atentados de 13 de novembro em Paris, informou a Procuradoria federal belga.

Ayoub B., nascido em 1993, é a décima pessoa detida preventivamente no marco da investigação antiterrorista belga sobre os atentados de novembro que tiraram a vida de 130 pessoas em Paris e Saint-Denis.

O homem foi detido na quarta-feira em uma revista em uma casa no distrito bruxelense de Molenbeek, de onde procedem vários dos supostos terroristas vinculados aos atentados de 13-N na capital francesa, entre outros o principal suspeito ainda foragido, Salah Abdeslam.

Durante a operação policial, as forças de segurança belgas apreenderam cerca de dez telefones celulares, que estão sendo examinados atualmente, indicou a Procuradoria federal.

Não foram encontrados, no entanto, nem explosivos e nem armas.

Ayoub B. compareceu hoje perante o juiz que investiga o dossiê antiterrorista que ditou um mandato de detenção para mantê-lo preso.

Está acusado de "assassinatos terroristas e de participação em atividades de uma organização terrorista", explicou a Procuradoria.

O belga terá que comparecer perante a câmara de instrução do tribunal de primeira instância em um prazo de cinco dias, para que o juiz decida sobre um eventual prolongamento de sua detenção.

No total foram realizadas duas revistas em casas na quarta-feira, ambas em Molenbeek, mas só uma estava relacionada com os atentados de Paris.

Uma das operações aconteceu na rua Delaunoy, a mesma onde a polícia já efetuou uma revista no número 47 em 16 de novembro para tentar capturar Salah Abdeslam, mas este conseguiu escapar do cerco das forças de segurança.

De acordo com o jornal "Het Nieuwsblad", o detido poderia ser um amigo de Abdeslam.