Topo

"A Igreja deve estender o perdão a quem pedir", diz papa

01/01/2016 16h13

Roma, 1 jan (EFE).- O papa Francisco abriu nesta sexta-feira a Porta Santa da basílica romana de Santa Maria Maior, no marco dos atos do Jubileu extraordinário da misericórdia, e em sua homilia posterior considerou que "a Igreja deve estender o perdão quem pedir".

Francisco abordou a questão do perdão, uma palavra segundo sua opinião "pouco compreendida pela mentalidade mundana" mas que, ao mesmo tempo, "indica o fruto próprio e original da fé cristã".

"Quem não sabe perdoar não conheceu ainda a plenitude do amor. E só quem ama de verdade é capaz de chegar a perdoar, esquecendo a ofensa recebida", ressaltou.

Francisco disse que Maria, após a crucificação de seu filho, Jesus de Nazaré, se transformou para os cristãos em "ícone de como a Igreja deve estender o perdão a quem pedir".

"A Mãe do perdão ensina que o perdão oferecido no Calvário não conhece limites. Não pode deter a lei com suas argúcias, nem os saberes deste mundo com suas disquisições", disse.

"O perdão da Igreja deve ter a mesma amplitude que o de Jesus na Cruz, e o de Maria a seus pés. Não há alternativa".

Francisco garantiu que "a força do perdão é o autêntico antídoto contra a tristeza provocada pelo rancor e pela vingança".

"O perdão nos abre à alegria e à serenidade porque liberta a alma dos pensamentos de morte, enquanto o rancor e a vingança perturbam a mente e rasgam o coração tirando o repouso e a paz", disse.

Francisco foi a este templo, uma das quatro basílicas papais de Roma, para abrir sua Porta Santa, que os peregrinos poderão atravessar durante o período aposentar, até o próximo 20 de novembro, para receber a indulgência de seus pecados.

Francisco orou no átrio, perante a porta, para posteriormente, empurrá-la com suas próprias mãos e abrí-la.

Para este Jubileu Extraordinário, o papa quis que qualquer cristão do mundo tenha a possibilidade de atravessar uma Porta Santa sem a necessidade de peregrinar a Roma, e pediu que todas as catedrais do mundo abram uma porta.