Topo

Ataque taliban a restaurante em Cabul mata uma criança e deixa 15 feridos

Transeuntes observam chamas no restaurante francês Le Jardin, atingido por um carro-bomba, em Cabul - Wakil Kohsar/AFP
Transeuntes observam chamas no restaurante francês Le Jardin, atingido por um carro-bomba, em Cabul Imagem: Wakil Kohsar/AFP

Em Cabul

01/01/2016 15h45Atualizada em 01/01/2016 18h20

Ao menos uma criança morreu e outros 15 civis ficaram feridos nesta sexta-feira (1º) após uma explosão em um restaurante francês frequentado por estrangeiros em uma área de Cabul na qual há dependências de algumas ONGs e escritórios internacionais, informaram fontes oficiais.

A detonação aconteceu por volta das 17h local (10h30, em Brasília) na área de Taimani, uma zona bastante segura da capital afegã, indicou o chefe do Departamento de Investigação da Polícia de Cabul, Faraidoon Obaidi. Obaidi acrescentou que o edifício pegou fogo em consequência da explosão.

A organização italiana Emergency informou em sua conta no Twitter que seu hospital em Cabul recebeu 15 feridos pela explosão no restaurante Le Jardin, além do corpo de um menor de 12 anos.

O porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqqi, detalhou que as forças de segurança detiveram um "suspeito" em relação ao ataque e confirmou a morte de um civil e 11 feridos.

Os talibans asseguraram que a ação foi perpetrada por "procuradores do martírio" ou insurgentes suicidas e que seu alvo foi um restaurante dos "invasores" no qual vivem vários estrangeiros.

"Até agora, como consequência de fortes explosões e ataques, vários estrangeiros invasores morreram e a luta ainda continua", manifestou em sua conta no Twitter o porta-voz taliban Zabiullah Mujahid, apesar de a organização tender a oferecer informação distorcida sobre o alcance de suas ações.

O ataque ocorreu depois que o presidente afegão, Ashraf Ghani, confirmou ontem (31) uma reunião com o Paquistão, Estados Unidos e China em 11 de janeiro em Islamabad para traçar um plano de paz no marco de um processo de diálogo com os talibans.

Representantes do governo afegão e dos insurgentes mantiveram em julho no Paquistão sua primeira reunião oficial, mas o processo ficou suspenso após ser divulgada no final desse mês a morte do fundador do movimento talibã, o mulá Omar.

Na segunda-feira passada (28), um civil morreu e outros 31 ficaram feridos depois que um taliban, que também faleceu, detonou os explosivos que levava em um carro durante a passagem de um veículo da Otan perto do aeroporto internacional de Cabul.

O Afeganistão viveu em 2015 um dos anos mais sangrentos desde a queda do regime taliban em 2001, com uma guerra aberta em diversas zonas do país que deixaram só no primeiro semestre 1.592 mortos e 3.329 feridos civis.

Os talibans ganharam terreno em diversas áreas do país nos últimos meses e, em setembro, tomaram temporariamente a cidade nordeste de Kunduz, sua maior conquista militar desde a queda do regime com a invasão norte-americana, em 2001.