Topo

Imperador Akihito e sua família saúdam o Ano Novo aos japoneses

02/01/2016 04h06

Tóquio, 2 jan (EFE).- O imperador Akihito e sua família saudaram neste sábado o Ano Novo da sacada do Palácio Imperial de Tóquio para as aproximadamente 10 mil pessoas que compareceram ao local

Akihito disse que se sente feliz por "compartilhar a entrada do Ano Novo com tanta gente", e desejou um 2016 "cheio de paz e bons votos aos japoneses e ao resto do mundo", em sua tradicional mensagem que é feita todos os anos em sua residência no centro da capital japonesa.

A multidão começou a se reunir no Palácio Imperial de Tóquio por volta das 10h locais (23h de Brasília de sexta-feira), na primeira das cinco vezes em que o imperador aparecerá durante o dia para saudar os presentes.

No total, as autoridades japonesas preveem que cerca de 45 mil pessoas vão comparecer à residência da família imperial para a ocasião, informou a agência local de notícias "Kyodo".

Durante sua aparição, o imperador de 82 anos de idade esteve acompanhado de sua esposa, Michiko (81 anos); seu filho e herdeiro, o príncipe Naruhito (55 anos); e sua nora Masako (52 anos), entre outros integrantes da dinastia reinante mais antiga do mundo.

Masako, a mulher do herdeiro ao trono de Crisântemo, participa anualmente deste ato apesar de estar afastada de outras atividades da Casa Imperial, pois foi diagnosticada há uma década com depressão induzida por estresse.

Na sacada da ala Chowa-Den do Palácio Imperial, protegidos por um vidro blindado, também apareceram o príncipe Mikasa, tio do imperador, que com seus 100 anos é o integrante mais velho da família imperial japonesa, e sua mulher Yuriko, de 92 anos.

Os jardins do Palácio Imperial do Japão, uma enorme fortaleza situada em pleno centro de Tóquio, são abertos ao público apenas duas vezes por ano.