Topo

Irã prende 40 suspeitos de ataque à embaixada saudita no país

O clérigo xiita dissidente Nimr Baqir al Nimr, morto na Arábia Saudita - Reuters
O clérigo xiita dissidente Nimr Baqir al Nimr, morto na Arábia Saudita Imagem: Reuters

Em Teerã

03/01/2016 08h25

Pelo menos 40 suspeitos de participar ontem à noite no ataque à embaixada da Arábia Saudita em Teerã, durante os protestos pela execução nesse país do clérigo xiita dissidente Nimr Baqir al Nimr, foram detidos, informou neste domingo (3) o procurador da capital iraniana, Abbas Jaafari Dolatabadi.

Dulatabadi disse que, "até o momento foram identificadas e detidas 40 pessoas em relação com o incidente de ontem à noite que acabou com o incêndio da embaixada da Arábia Saudita", segundo informou a agência local iraniana de notícias "Mehr".

As investigações sobre este ataque continuam, disse Dulatabadi sem mais explicações.

Na noite de ontem, sábado, um grupo de manifestantes atacou e incendiou a embaixada saudita em Teerã em protesto pela execução de Al Nimr, destacado líder xiita e dos protestos contra o regime da família Saud nesse país.

Segundo informou a agência iraniana "Isna", os manifestantes se reuniram em frente à legação diplomática e entoaram palavras de ordem contra a Arábia Saudita.

Alguns entraram no edifício diplomático, onde em seguida começou um incêndio em seu interior pelo lançamento de coquetéis molotov, que depois foi sufocado pelos bombeiros.

O Ministério das Relações Exteriores iraniano fez um pedido de calma depois que a polícia dispersou os manifestantes e emitiu um comunicado no qual pediu respeito às embaixadas.

Al Nimr foi executado ontem depois que em outubro do ano passado a Corte Suprema confirmou sua pena de morte por desobedecer às autoridades e instigar a violência sectária.