Topo

CS da ONU condena ataques a instalações diplomáticas sauditas no Irã

Manifestantes atacaram a embaixada saudita em Teerã, no Irã, após morte de clérigo - Atta Kenare/AFP
Manifestantes atacaram a embaixada saudita em Teerã, no Irã, após morte de clérigo Imagem: Atta Kenare/AFP

05/01/2016 02h43

O Conselho de Segurança (CS) da ONU condenou nesta segunda-feira (4) nos "mais duros termos" os ataques contra instalações diplomáticas da Arábia Saudita no Irã, e pediu aos dois países para dar passos a fim de reduzir suas tensões.

Em comunicado divulgado esta noite, o principal órgão de decisões da ONU comentou o ataque sofrido no sábado pela embaixada saudita em Teerã e pelo consulado saudita na cidade iraniana de Mashhad.

Os ataques foram realizado por manifestantes que protestavam contra a execução em Riad do clérigo xiita Nimr Baqir al Nimr e de outras 46 pessoas, condenados à morte por instigar violência sectária na Arábia Saudita.

Por causa destes ataques, a Arábia Saudita decidiu romper relações diplomáticas com o Irã, medida que também adotaram outros países aliados na região.

Na nota, o CS lembrou o "princípio fundamental da inviolabilidade dos recintos diplomatáticos e consulares" e a obrigação de cada nação de proteger essas instalações contra "qualquer intrusão ou prejuízo".

Ao expressar sua "profunda preocupação com estes ataques", o conselho fez um apelo ao Irã para proteger o pessoal e a propriedade diplomática e consular de outras nações, "e respeitar totalmente suas obrigações internacionais neste sentido".

Mas os integrantes do Conselho também fizeram um pedido às partes para "manter o diálogo e dar passos para reduzir as tensões na região".

O comunicado foi divulgado após a primeira reunião do ano do órgão, que em janeiro é presidido pelo Uruguai.

Arábia Saudita rompe relações diplomáticas com Irã

Band News