Topo

Hillary e Trump estão quase empatados na corrida presidencial, diz pesquisa

O candidato à Presidência dos EUA Donald Trump - Brian Snyder/Reuters
O candidato à Presidência dos EUA Donald Trump Imagem: Brian Snyder/Reuters

De Washington

09/01/2016 03h27

Os dois pré-candidatos que atualmente lideram por ampla margem as primárias dos partidos Democrata e Republicano, Hillary Clinton e Donald Trump, respectivamente, estão quase empatados em intenções de voto em uma hipotética eleição para a Casa Branca, revelou nesta sexta-feira uma pesquisa elaborada pela agência Reuters e o instituto Ipsos.

Na pesquisa, que questionou os entrevistados sobre um cenário eleitoral envolvendo apenas os dois pré-candidatos, Hillary obteve 40% de apoio, enquanto Trump ficou com 39% e os 21% restantes afirmaram que estão indecisos ou que não votarão caso a eleição seja entre esses dois candidatos.

O levantamento, feito durante a última semana e que contou com 1.336 potenciais eleitores, apresenta margem de erro de três pontos percentuais, por isso os números obtidos pela ex-secretária de Estado e pelo magnata imobiliário constituem um empate técnico.

O site Real Clear Politics, que elabora uma média de todas as pesquisas publicadas, segue apontando Hillary como a grande favorita para a indicação democrata, com 52,8% de apoio, muito acima de seus dois únicos rivais, o senador independente por Vermont Bernie Sanders (33,3%) e o ex-governador de Maryland Martin O'Malley (3,8%).

Na corrida republicana, onde ainda há 12 pré-candidatos em disputa, o magnata nova-iorquino Donald Trump segue à frente com 34%, com boa margem sobre seus adversários mais próximos, o senador pelo Texas Ted Cruz (20,7%), o senador pela Flórida Marco Rubio (11,7%) e o neurocirurgião aposentado Ben Carson (10%).