Topo

Obama pressionará para conseguir "mudanças" no uso de combustíveis fósseis

13/01/2016 01h45

Washington, 12 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu nesta terça-feira, em seu último discurso do Estado da União, que pressionará por "mudanças" na forma como seu país gerencia recursos como o petróleo e o carvão, redobrando assim sua aposta pelas energias limpas e pela luta contra a mudança climática.

"Ao invés de subsidiar o passado, devemos investir no futuro, especialmente nas comunidades que vivem dos combustíveis fósseis. Por isso vou pressionar para mudar a maneira como gerenciamos nossos recursos de petróleo e de carvão, para que vocês reflitam melhor sobre os custos que representam para os contribuintes e o planeta", indicou Obama.

O líder americano admitiu que "nada disso acontecerá em uma noite" e que há muitos "interesses" que querem proteger o status quo, mas garantiu que a criação de emprego, a economia e a preservação do planeta "é o que nossos filhos e netos merecem".

"Mesmo que não fosse o planeta que estivesse em jogo, mesmo que 2014 não fosse o ano mais quente jamais registrado - até que 2015 foi ainda mais quente -, por que perderíamos a oportunidade para que as empresas dos EUA possam produzir e vender a energia do futuro?", questionou o líder.

Obama também teve palavras para parte da oposição republicana, que já foi alvo de suas críticas em mais de uma ocasião e que segue negando a mudança climática, mas, desta vez, disse aos mesmo que, se querem "discutir com a ciência, que o façam".

"Estarão muito sozinhos, porque estarão discutindo com nosso exército, com a maioria dos líderes empresariais dos EUA, com a maior parte do povo americano, com quase toda a comunidade científica e com 200 países de todo o mundo que estão de acordo que (a mudança climática) é um problema e querem solucioná-lo", concluiu.