Topo

Cidade dos EUA oferece US$ 3,5 mil a quem perder mais peso

Felipe Chacón/EFE
Imagem: Felipe Chacón/EFE

Los Angeles

16/01/2016 19h42

Dezenas de moradores de Lynwood, na Califórnia (Estados Unidos), aceitaram neste sábado o desafio desta cidade para perder peso, aprender sobre nutrição e rotinas de exercício e, de quebra, ganhar US$ 3,5 mil.

O governo desta cidade do condado de Los Angeles iniciou pela sétima vez o programa "Cash for Chunkers", que pretende motivar a comunidade a cuidar de sua saúde, fazer exercícios e ter uma dieta saudável.

"Há uma grande preocupação pela população estudantil que tem sobrepeso e temos que começar pelos pais. Se eles se motivarem a perder peso e serem conscientes, ajudarão os pequenos", disse à Agência Efe Mark Flores, diretor do Departamento de Recreação e Serviços à Comunidade de Lynwood.

Durante 12 semanas, equipes de quatro pessoas competem para reduzir a maior porcentagem de peso. Todos os sábados, os participantes têm que submeter-se à balança para fazer um controle do trabalho.

O programa permite aos participantes ter acesso a discussões para motivá-los, além de aulas de nutrição, culinária e exercícios.

"É muito bom, me ajuda em muitas coisas. Além de perder peso, tenho um espaço para encontrar minha família e compartilhar um desafio juntos", comentou Eliberto Chávez, de 41 anos, que pesa 151 quilos.

Sua equipe, Orange Bang, pesa no total 538,8 quilos e sabe que o trabalho é difícil, pois já participou no passado e fracassou na tentativa.

"Começamos muito bem as primeiras semanas e depois voltamos a ganhar peso, mas o importante é não deixar de tentar. Desta vez vamos conseguir", garantiu Ramona Urrea, prima de Chávez.

Segundo Flores, o êxito do programa é a constância que se pode transmitir aos moradores, pois mais da metade dos mais de 1.200 residentes que participaram no passado continuou com suas rotinas.

"Se fracassam na tentativa, retornam porque sabem que aqui vamos apoiá-los e vamos trabalhar em comunidade", destacou.

Cecilia Amézquita, uma das participantes que retornou, disse que não está no desafio para ganhar o primeiro prêmio, mas para perder 18 quilos.

Ela chegou a pesar 118 quilos e conseguiu perder quase 45. No entanto, ganhou peso novamente e agora vai se apoiar em seus companheiros e no programa para voltar a seu peso ideal.

Segundo números do Departamento de Saúde Pública do condado de Los Angeles, 37,8% da população sofre de sobrepeso e 27,7% dos menores de idade têm o mesmo problema em Lynwood.