Topo

Abadia da Dormição é pichada com frases anticristãs em Jerusalém

Ronen Zvulun/Reuters
Imagem: Ronen Zvulun/Reuters

17/01/2016 13h15

Jerusalém, 17 jan (EFE).- A Abadia da Dormição, nos arredores da velha cidade amuralhada de Jerusalém, amanheceu neste domingo com pichações contra os cristãos, informou a polícia israelense, que abriu uma investigação.

As pichações no edifício, que pertence a uma ordem beneditina alemã, dizem: "Morte aos pagãos cristãos, inimigos de Israel", "Seja seu nome apagado" e "Para os cristãos o inferno".

A abadia fica no Monte Sião e, segundo a tradição cristã, foi erguida no lugar onde Maria passou sua última noite antes de morrer.

Em sua cripta há uma estátua de Maria dormindo. Ela está muito perto do Cenáculo, outro lugar emblemático para o cristianismo, que considera que foi ali que Jesus jantou na sua última noite antes de ser crucificado.

O papa Francisco oficiou uma missa em 2014 na abadia, que também foi visitada pelo papa Paulo 6º durante sua peregrinação à Terra Santa em 1964, informou o jornal "Ha'aretz".

O porta-voz de várias instituições cristãs em Jerusalém, Wadie Abu Nasar, informou que hoje também encontraram pichações em hebraico contra os cristãos nas paredes do Seminário Grego Ortodoxo do mesmo monte.

Estes incidentes entram na lista de uma série de ataques registrados nos últimos anos por extremistas judeus contra símbolos religiosos cristãos e muçulmanos, como o incêndio provocado em junho na igreja dos Pães e dos Peixes, na Galileia, que ficou gravemente danificada.

O ministro de Segurança Pública, Gilad Erdan, condenou as pichações, ordenou a polícia a dar prioridade a investigação e assinalou que seu departamento terá "tolerância zero com quem danificar os alicerces democráticos do Estado de Israel e da liberdade religiosa".

"Pegaremos os que cometeram este ato", prometeu.