Topo

Brasil expressa "profunda consternação" por ataques na Síria

Comunidade síria em São Paulo realiza ato pelo fim dos conflitos que assolam o país desde março de 2011 - Renato Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Comunidade síria em São Paulo realiza ato pelo fim dos conflitos que assolam o país desde março de 2011 Imagem: Renato Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Em Brasília

17/01/2016 17h50

O Brasil manifestou neste domingo sua "profunda consternação" pelos ataques do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na cidade de Deir ezZor, no leste da Síria, que se saldaram hoje com a morte de mais de cem soldados e civis e o sequestro de 400 pessoas.

"O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, todo ato de terrorismo, a intolerância religiosa e o recurso à violência indiscriminada, praticados sob qualquer pretexto contra populações civis", afirmou um comunicado divulgado este domingo pelo Ministério das Relações Exteriores.

Além disso, o governo brasileiro quis transmitir suas condolências às famílias das vítimas e a todo o povo sírio.

No comunicado as autoridades reiteraram seu apoio às iniciativas de paz em curso, dentro do marco da resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU.

"O Brasil defende que a paz na Síria deve ser alcançada por meio do diálogo e da reconciliação nacional entre os grupos e setores reconhecidos como idôneos pela comunidade internacional, o que exclui grupos terroristas", afirmou o governo no comunicado.

A escalada da ofensiva do EI começou ontem à noite quando oito de seus membros atacaram com armas de fogo o hotel Al Furat, onde se alojavam membros das forças governamentais sírias, segundo a rádio "Al Bayan".

Este ataque foi o início de uma ampla ofensiva que permitiu ao EI controlar a importante cidade de Al-Bughayliyah, a oito quilômetros ao norte de Deir ez Zor, assim como distintas zonas periféricas desta cidade.