Topo

Estado Islâmico sequestra ao menos 400 civis em cidade na Síria

17/01/2016 08h14Atualizada em 17/01/2016 09h04

Cairo, 17 jan (EFE).- Pelo menos 400 civis, muitos deles parentes de soldados das forças do regime sírio, foram sequestrados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na cidade de Deir Ezzor, no leste da Síria.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que os jihadistas raptaram essas pessoas no bairro de Al-Bughayliyah e no noroeste da cidade, onde ontem à noite lançaram um ataque que deixou dezenas de mortos.

Os reféns foram levados para a periferia ocidental de Deir Ezzor e à região de Maadan, nos arredores da cidade de Raqqa, o principal reduto do EI na Síria.

A ONG expressou seu temor de que os extremistas executem os sequestrados, como já fizeram durante a ofensiva de ontem, quando tomaram o controle de Al-Bughayliyah.

Os números de vítimas mortais de ontem variam entre os 280, anunciado por fontes governamentais, e os 135 documentados pelo Observatório.

Segundo a agência oficial síria "Sana", os terroristas executaram 280 civis, incluídas dezenas de crianças e mulheres, a maioria familiares de soldados que trabalham em Deir Ezzor.

O Observatório informou que os jihadistas mataram pelo menos 135 pessoas, entre elas 50 membros das forças armadas e milícias governamentais e 85 civis.

As forças governamentais controlam apenas uns poucos bairros no norte de Deir EzzorD, assim como o aeroporto militar adjacente à cidade.


O EI proclamou no final de junho de 2014 um califado na Síria e no Iraque, nas áreas em que tomou o controle nos dois países.

No mês seguinte, avançou pela província de Deir Ezzor, fronteiriça com o território iraquiano, e conseguiu domínio quase total. Esta semana o cerco imposto pelos radicais aos bairros nas mãos do regime completou um ano.