Topo

Explosão de bomba colocada pelo PKK mata três policiais turcos

Manifestantes pró-curdos são atingidos por canhões de água e bombas de gás lacrimogêneo lançadas por policiais em Van. Trinta e dois 32 militantes curdos foram mortos, no último domingo (11), em conflitos que põem fim ao cessar-fogo de dois anos - Bedran Babat /Reuters
Manifestantes pró-curdos são atingidos por canhões de água e bombas de gás lacrimogêneo lançadas por policiais em Van. Trinta e dois 32 militantes curdos foram mortos, no último domingo (11), em conflitos que põem fim ao cessar-fogo de dois anos Imagem: Bedran Babat /Reuters

Em Ancara (Turquia)

18/01/2016 07h53

Três policiais turcos morreram e outros quatro ficaram feridos pela explosão de uma bomba supostamente colocada pelo grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou nesta segunda-feira (18) o jornal turco "Hürriyet".

O atentado aconteceu pouco antes da meia-noite na província sudeste de Sirnak, quando uma bomba explodiu no momento em que o veículo blindado dos agentes passava.

Um helicóptero transferiu os sete policiais feridos que estavam dentro do veículo ao hospital provincial de Sirnak, onde três deles morreram.

Na mesma província, um grupo de membros do PKK, que é definido como terrorista pela Turquia, União Europeia e EUA, atacou com fuzis de longo alcance e lança-foguetes um quartel da gendarmaria na cidade de Idil.

O Exército turco enviou unidades de reforço ao lugar sem que, por enquanto, se tenha informação sobre possíveis vítimas.

Desde o fim do cessar-fogo entre o PKK e as forças de segurança turcas, com o fracasso de conversas de paz, centenas de pessoas morreram em atentados e enfrentamentos.

Além de atentados e emboscadas do PKK em zonas rurais contra as forças de segurança, ocorreram duros enfrentamentos em várias cidades turcas nas quais o Exército impôs o toque de recolher.

As forças de segurança turcas lançaram uma grande ofensiva em meados de dezembro para expulsar os guerrilheiros das cidades de Silopi e Cizre, assim como do centro histórico de Diyarbakir, a principal cidade curda da Turquia.