Topo

Sarah Palin anuncia apoio a Donald Trump nas primárias republicanas

Mary Altaffer/AP
Imagem: Mary Altaffer/AP

Em Washington

19/01/2016 20h54

O magnata imobiliário e pré-candidato presidencial republicano, Donald Trump, conseguiu o respaldo da ex-candidata à vice-presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin, algo que será anunciado formalmente nesta terça-feira em um ato em Iowa, informou o jornal "The New York Times".

"Estou orgulhosa de apoiar Donald J. Trump como presidente", afirmou um comunicado de Palin enviado ao jornal nova-iorquino.

Fiel a seu estilo, Trump, que lidera as enquetes para obter a candidatura republicana para as eleições presidenciais de novembro, tinha antecipado em seu perfil no Facebook na segunda-feira de maneira misteriosa que haveria "um grande anúncio e um convidado muito especial" no ato planejado para esta tarde em Iowa.

Precisamente em Iowa acontecerá o início da corrida presidencial, com a realização dos caucus no próximo 1º de fevereiro, o primeiro evento eleitoral.

Por sua parte, Trump se mostrou "honrado" por receber o apoio da ex-governadora do Alasca.

"É uma amiga e uma pessoa de grande qualidade a quem tenho um enorme respeito. Estou orgulhoso de seu respaldo", declarou o magnata.

O apoio de Palin é especialmente importante no que diz respeito ao setor mais conservador do eleitorado republicano, grupo no qual Trump tinha visto diminuir sua vantagem em relação ao senador Ted Cruz, um dos pré-candidatos republicanos de sólidas credenciais conservadoras e evangélicas.

Poucas horas antes de confirmar-se o anúncio, Cruz comentou os rumores e reiterou seu "carinho" por Palin em sua conta no Twitter.

"Sem seu respaldo, não estaria no Senado. Faça o que fizer em 2016 sempre serei um grande fã", escreveu Cruz.

No ano passado Trump já dedicou elogios a Palin ao assegurar que é o tipo de pessoa que ele gostaria de ter em seu governo, enquanto ela respondeu que estaria disposta a servir como secretária de Energia dos EUA após uma hipotética vitória do magnata.