Topo

"El Chapo" recebe exemplar de "Dom Quixote" para espantar a depressão

Xinhua/Str
Imagem: Xinhua/Str

Na Cidade do México

20/01/2016 20h44

O narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, capturado no último dia 8 de janeiro em seu Estado natal de Sinaloa, está sofrendo de depressão e para que saia dela as autoridades lhe presentearam com um exemplar do livro "Dom Quixote", do espanhol Miguel de Cervantes.

"Chegou deprimido, cansado de estar fugindo, foi o que indicou em seu primeiro depoimento quando chegou ao presídio, por isso que lhe entregamos o livro", disse à emissora "Imagen Radio" o titular do Órgão Administrativo de Prevenção e Readaptação Social, Eduardo Guerrero.

A particularidade desse "agrado" é mais uma das que rodeiam a história do narcotraficante, que na noite de 8 de janeiro foi levado para a mesma prisão de segurança máxima da qual escapou em 11 de julho de 2015 por um túnel de 1,5 quilômetro.

Guerrero disse que "El Chapo" recebe em sua cela comida provada antes por um cachorro para evitar envenenamento e só pode comunicar-se com seus advogados, além de ter sido revisado pelos médicos em três oportunidades.

Além disso, contou que uma mulher chamada Emma Coronel, que disse ser sua mulher, tentou visitá-lo no presídio de Altiplano, mas não teve acesso a Guzmán porque não estão casados.

"Legalmente não é sua mulher e não pode entrar", até que demonstre que Guzmán "está divorciado ou é sua companheira", ressaltou Guerrero, que comentou que o narcotraficante registrou "suas filhas, irmãs e mãe" no livro de visitas.

Desde sua chegada a Altiplano, Guzmán foi transferido de cela em 11 oportunidades, quase uma por dia, em uma medida que se iniciou nos últimos meses quando se trata de detentos considerados prioritários para o governo, a fim de evitar uma fuga.