Topo

Evo Morales agradece a década à frente do Governo boliviano

21/01/2016 13h39

Tiahuanaco (Bolívia), 21 jan (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, agradeceu nesta quinta-feira a década que está à frente da Presidência do país com ritos na antiga cidade de Tiahuanaco dedicados à Pachamama (Mãe Terra) e aos povos indígenas que apoiam seu governo.

"Nosso agradecimento nestes dez anos de serviço ao povo boliviano. Com o irmão (vice-presidente) Álvaro nunca nos sentimos abandonados pelos movimentos sociais, pelo movimento indígena", afirmou Morales em um breve discurso pronunciado após o nascer do sol no centro arqueológico.

O vice-presidente do país, Álvaro García Linera, o gabinete de ministros e dirigentes sindicais, camponeses e indígenas acompanharam Morales nos rituais de raiz ancestral organizados pelos amautas ou sábios aimarás de Tiahuanaco.

"Não sei como passaram dez anos. Já tinham sido dez anos de uma gestão, de uma revolução, dez anos de mudança", reiterou Morales para várias centenas de seguidores reunidos no templo ao ar livre de Kalasasaya, onde fica a Porta do Sol.

O líder destacou que graças aos dirigentes sociais do país se garantiu a estabilidade social que, por sua vez, tornou possível a estabilidade política para permitir o crescimento econômico.

A Bolívia teve um crescimento médio de 5,1% entre os anos de 2006 e 2014, convertendo-se em uma das economias mais pujantes do continente, segundo dados oficiais.

Em Tiahuanaco, que era um importante centro religioso de uma antiga civilização que precedeu aimarás e incas, Morales recebeu no dia 21 de janeiro de 2006 os símbolos de comandantes como líder indígena, um dia antes de ser investido pela primeira vez como chefe de Estado.

Os rituais foram repetidos nas mesmas datas de 2010 e 2015, no início de seu segundo e terceiro mandato, respectivamente.

Os atos oficiais para a comemoração dos dez anos de seu governo acontecem na sexta-feira com uma mensagem do presidente na Assembleia Legislativa. EFE

ja-chro/ma

(foto)