Topo

Artesãos indígenas preparam móveis para missa do papa Francisco no México

23/01/2016 15h58

Morelia (México), 23 jan (EFE).- Artesãos purépechas do ocidental estado mexicano de Michoacán elaboram os quatro móveis que o papa Francisco utilizará em uma missa que oficiará com religiosos em 16 de fevereiro na cidade de Morelia.

Agustín Chávez é o carpinteiro eleito pela Arquidiocese de Morelia, a pedido do sacerdote José do Carmen Cervantes, para que em sua oficina seja elaborado o altar, o ambão, um atril e a cadeira papal para a cerimônia religiosa que será realizada no estádio de futebol Venustiano Carranza.

A carpintaria fica no município indígena de Pátzcuaro, onde funciona com 50 trabalhadores que em sua maioria são da etnia purépecha, a principal de Michoacán.

Chávez explicou à Agência Efe que a elaboração dos quatro móveis começou há quatro semanas.

Foi a partir de um projeto baseado em características sóbrias e singelas, seguindo o gosto do pontífice, de acordo com o que disse o padre Carmelo, como é chamado o presbítero José do Carmen Cervantes.

O carpinteiro explicou que todos os móveis são de madeira de cedro vermelho de alta qualidade, que provém das montanhas do estado de Veracruz.

As peças contam com diversas gravuras alusivas a passagens bíblicas, cachos de uvas e o escudo do Vaticano. Todas são feitas pelas mãos dos artesãos sem utilizar máquinas industriais.

As quatro peças serão um presente que esta oficina, que funciona há 29 anos, dará em 16 de fevereiro ao papa Francisco, que se transformará no primeiro bispo de Roma a visitar Michoacán.

O papa Francisco será recebido no dia 12 de fevereiro pelo presidente mexicano Enrique Peña Nieto e o corpo diplomático do país, assim como por cardeais e bispos.

Francisco oferecerá na capital, onde terá uma acirrada agenda, uma missa na Basílica de Guadalupe, onde pediu para passar um tempo em silêncio diante da imagem de Nossa Senhora.

Além de Morelia, o papa visitará as cidades de Tuxtla Gutiérrez e San Cristóbal de las Casas (no estado de Chiapas), Ecatepec (Estado do México) e Ciudad Juárez (Chihuahua), que será sua última parada no país.

O máximo pontífice se transformará assim no terceiro papa a visitar México, depois que João Paulo II esteve em 1978, 1990, 1993, 1999 e 2002, e Bento XVI no ano de 2012.