Topo

Hollande se reúne com primeiro-ministro da Índia e visita memorial de Gandhi

25/01/2016 07h02

Nova Délhi, 25 jan (EFE).- O presidente da França, François Hollande, se reuniu nesta segunda-feira com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e visitou o memorial em homenagem a Mahatma Gandhi, pai da independência do país.

Hollande depositou uma coroa de flores com as cores da bandeira francesa e jogou pétalas de rosa sobre a plataforma de mármore negro instalada no local onde o corpo de Gandhi foi incinerado em Rajghat, na capital indiana, uma homenagem habitual no monumento.

Antes de visitar o memorial, Hollande participou de uma cerimônia de boas-vindas na residência presidencial. Ele foi recebido no palácio pelo presidente da Índia, Pranab Mukherjee, e por Modi.

Hollande já tinha se reunido ontem com o primeiro-ministro, após ter chegado em Chandigardh, no norte do país, onde participou de vários atos. Mas hoje participou da cerimônia oficial de recepção.

Em breve contato com os jornalistas, Hollande destacou a "imensa cooperação" entre os dois países e elogiou o "importante" papel de Modi durante a Cúpula do Clima de Paris em dezembro de 2015.

"Vamos dar seguimento a todas as decisões tomadas na COP21 no que diz respeito a ações contra a mudança climática, mas, além disso, reforçaremos mais nossas relações econômicas em todas as áreas, desde a agricultura até o espaço", destacou.

Hollande está em Nova Délhi em uma visita de três dias que teve início ontem e que terá como ponto central as celebrações do Dia da República da Índia, para as quais foi convidado após os atentados de Paris.