Topo

Palácio presidencial é atacado com carro-bomba no Iêmen

28.jan.2016 - Local onde carro-bomba explodiu, do lado de fora do palácio presidencial do Iêmen, em Áden - Saleh al-Obeidi/France Presse
28.jan.2016 - Local onde carro-bomba explodiu, do lado de fora do palácio presidencial do Iêmen, em Áden Imagem: Saleh al-Obeidi/France Presse

Em Sanaa

28/01/2016 12h26

Um atentado com carro-bomba foi realizado nesta quinta-feira (28) na entrada do palácio presidencial de Maashiq, na cidade de Áden, no sul do Iêmen, residência do líder Abdo Rabbo Mansour Hadi, que estava em seu interior no momento do ataque, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

O carro explodiu junto ao acesso exterior do palácio e deixou pelo menos sete mortos, quatro deles membros da guarda presidencial e três civis que passavam pelo local no momento da explosão.

Fontes do hospital público Al Yumhuiriya disseram à Agência Efe que também há 12 feridos.

Testemunhas informaram à Agência Efe que a explosão aconteceu junto a um controle de segurança situado no exterior do palácio, a 1.500 metros de distância do mesmo.

As testemunhas acrescentaram que o carro-bomba causou danos nas casas e edifícios próximos, e cinco veículos estacionados no local ficaram carbonizados.

Até o momento, ninguém reivindicou o ataque, que estava dirigido contra o governador da província de Áden, segundo uma fonte de segurança.

O carro-bomba explodiu durante a passagem do comboio do governador Edros al Zubaidi, mas nem ele e nem seus guarda-costas ficaram feridos.

No começo do mês, Al Zubaidi saiu ileso de um atentado com carro-bomba no bairro de Al Mansura, em Áden, apenas um mês depois do assassinato de seu antecessor no cargo.

Em dezembro, Jaafar Mohammed Saad morreu junto a cinco de seus guarda-costas em um atentado com carro-bomba em Áden, reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Áden é a sede provisória do governo iemenita desde que o presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi foi expulso da capital Sana em fevereiro pelos rebeldes houthis.