Topo

Avança na Flórida (EUA) lei que permite porte de armas em universidades

04/02/2016 01h35

Miami, 3 fev (EFE).- Um projeto de lei que permite o porte de armas de fogo nas universidades do estado da Flórida, nos Estados Unidos, foi aprovado nesta quarta-feira na Câmara dos Representantes estadual, apesar da oposição de vários centros de ensino superior.

A medida, que legaliza o porte de armas entre os maiores de 21 anos dentro dos campus universitários, foi aprovado na câmara estadual com uma votação de 80 a 37. Agora, a medida deverá passar pelo Senado estadual.

Se for aprovado, o projeto de lei permitirá que 1,4 milhão de pessoas que estão autorizadas a portar armas na Flórida o façam dentro dos centros universitários.

Apesar da oposição de várias universidades e de grupos de estudantes, o representante republicano Greg Steube, que impulsionou a medida, alega que o objetivo do projeto é defender o direito das pessoas sobre o porte de armas, como estabelece a Segunda Emenda da Constituição.

Uma medida similar, aprovada no ano passado pela Legislatura do Texas, permitirá o porte de armas aos maiores de 21 anos nas universidades públicas do estado a partir do agosto.

Outros sete estados dos EUA têm leis parecidas com as do Texas, enquanto 19 proíbem explicitamente o uso de armas em espaços acadêmicos e 23 permitem que os próprios centros determinem suas regras.

Na Flórida, a Legislatura estadual também deve votar uma medida que permitiria aos titulares de permissões portar "abertamente" suas armas nas ruas, edifícios públicos e em outros lugares.

Segundo a Associação Nacional do Rifle (NRA, sigla em inglês), o principal grupo de pressão em favor das armas no país, 45 estados dos EUA permitem o porte explícito de armas de fogo, alguns com certas restrições.