Topo

Seul ordena resposta militar "ativa" para lançamento espacial norte-coreano

05/02/2016 04h23

Seul, 5 fev (EFE).- O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Han Min-koo, ordenou nesta sexta-feira que o exército responda de forma "ativa" ao esperado lançamento de um satélite acoplado a um foguete de longo alcance por parte da vizinha Coreia do Norte.

"Nossas Forças Armadas devem manter uma excepcional preparação física e mental para o combate", afirmou o ministro durante uma reunião de emergência com integrantes do alto escalão militar para tratar do lançamento anunciado na última terça-feira pelo regime de Kim Jong-un.

Han também ordenou ao comando do exército que "reaja de forma ativa" ao próximo lançamento.

Apesar do tom elevado do titular de Defesa, não se espera que a Coreia do Sul responda militarmente caso a Coreia do Norte realize o lançamento como está previsto.

O regime de Kim Jong-un notificou na última terça-feira várias entidades internacionais, entre elas a Organização Marítima Internacional (OMI), de que colocará em órbita um "satélite" entre os dias 8 e 25 de fevereiro.

O ministro da Defesa sul-coreano também comentou que a Coreia do Sul e os EUA mobilizarão um amplo dispositivo de vigilância para realizar um exaustivo acompanhamento da trajetória do foguete.

Ontem, o Ministério da Defesa sul-coreano anunciou que as Forças Armadas do país estão preparadas para derrubar o projétil caso este invada seu espaço aéreo, marítimo ou terrestre.

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão pediram à Coreia do Norte que cancele a operação por considerá-la um teste encoberto de mísseis de longo alcance que violaria as resoluções impostas pela ONU ao país comunista após as testes com projéteis e armas nucleares nos últimos anos.

Recentemente, a Coreia do Norte anunciou que tinha realizado seu quarto teste nuclear, supostamente a detonação de uma bomba de hidrogênio, o que provavelmente lhe renderá novas sanções do Conselho de Segurança da ONU.