Topo

Ministro de Defesa da Sérvia é cassado por comentário sexista

06/02/2016 08h50

Belgrado, 6 fev (EFE).- O parlamento da Sérvia aprovou ontem à noite a destituição do ministro da Defesa, Bratislav Gasic, por ter feito um comentário sexista sobre uma repórter de televisão, informou neste sábado a agência de notícias "Tanjug".

Quando a jornalista do canal B-92 se agachou para esquivar de uma câmera, o agora ex-ministro comentou: "gosto destas mulheres jornalistas que ficam de joelhos com tanta facilidade".

Esse caso aconteceu em dezembro, mas o primeiro-ministro, Aleksandar Vucic, apresentou a moção de cassação só na semana passada, após vários protestos de diferentes associações feministas e de jornalistas.

O próprio Vucic afirmou que Gasic não podia continuar como ministro da Defesa, já que seus comentários foram "uma ofensa contra todas as mulheres na Sérvia".

Dos 250 deputados da câmara, 195 votaram a favor da destituição do ministro, que tinha sido um dos colaboradores mais próximos do primeiro-ministro.

A Sérvia, país balcânico que negocia sua entrada na União Europeia (UE), realizará nesta primavera eleições gerais antecipadas, com as quais Vucic deseja fortalecer seu poder.