Topo

Aumenta para 38 número de mortos em terremoto em Taiwan

08/02/2016 02h53

Taipé, 8 fev (EFE).- O número de mortos no terremoto que assolou no sábado passado Tainan, no sul de Taiwan, aumentou nesta segunda-feira para 38, enquanto as equipes de resgate tentam resgatar as 113 pessoas que se estima que ainda estejam presas entre os escombros.

Mais de 50 horas depois do terremoto, as equipes de socorro tentam entrar entre os escombros do edifício Weiguan Jinlong, o mais afetado pelo terremoto e no qual estavam 36 dos 38 mortos, entre eles um bebê de dez dias.

O primeiro-ministro taiuanês, Simon Chang, prometeu hoje continuar com as operações de resgate "até o último minuto", e já se utiliza maquinaria pesada para chegar pelo menos às pessoas que têm maiores probabilidades de estarem vivas.

Uma equipe japonesa e outras duas chinesas estão cooperando com os taiuaneses na operação de salvamento, que cosneguiu resgatar mais de 310 pessoas, várias vivas após mais de 30 horas sob os escombros no edifício Weiguan Jinlong, de Tainan.

Entre os 113 desaparecidos, segundo números de Serviço Nacional de Emergências, há quatro universitários que se suspeita ficaram presos em outro edifício derrubado, no distrito de Yongkang de Tainan, informaram so bombeiros.

Entre os resgatados após mais de 30 horas estão dois homens de cerca de 20 anos, um de sobrenome Kuo, que desceu com seus próprios pés a escada na fachada do edifício acompanhado de bombeiros, e outro de sobrenome Huang.

Também passadas as 30 horas desde o terremoto, uma criança de 11 anos enviou uma mensagem por uma rede social e disse que estava com seu irmão no apartamento B7-1, o que mobilizou a operação de resgate.

Já se restaurou o fornecimento de eletricidade para a maior parte dos 173 mil lares que sofreram cortes de energia e também o tráfego ferroviário até a cidade central de Chiayi.

O ministério da Educação informou que 289 escolas no sul de Taiwan, principalmente em Tainan e Kaohsiung, foram afetadas pelo terremoto e que uma aluna morreu, enquanto outros três estudantes ficaram feridos.

O terremoto, de 6,4 graus de magnitude na escala aberta de Richter com epicentro na aldeia de Meinung, no sul de Taiwan, a 16,7 quilômetros de profundidade, sacudiu o sul da ilha, segundo o Serviço Meteorológico Central do território.