Topo

Ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes anuncia que será processado

10/02/2016 00h21

San Salvador, 9 fev (EFE).- O ex-presidente de El Salvador Mauricio Funes (2009-2014) anunciou nesta terça-feira que a Corte Suprema de Justiça (CSJ) iniciará um julgamento civil contra ele, supostamente por não justificar bens em seu imposto de renda patrimonial.

"Hoje alguns juízes da Corte Suprema de Justiça, nove de 15, respaldaram uma nova arbitrariedade da Seção de Probidade ao tomar a decisão de enviar minha declaração de imposto de renda a julgamento civil", afirmou o ex-presidente em suas redes sociais.

Funes, primeiro presidente pela governante Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), deixou entrever que a medida da CSJ aconteceu por apontamentos da Seção de Probidade (da corte) sobre renda não justificada por ele ao terminar seu governo.

Segundo vazou na imprensa local, fala-se de um aumento de patrimônio de cerca de US$ 700 mil que o ex-presidente supostamente não justificou.

Funes afirmou que na sexta-feira passada entregou ao Poder Judiciário um documento no qual demonstrou a origem lícita do aumento em seu patrimônio, "muito menor do que o assinalado (pela Seção) de Probidade".

"Embora tenham me concedido três dias úteis para responder aos assinalamentos (...) em menos de 24 horas e sem a devida análise e investigação destas provas voltaram a levar para a Corte Plena meu processo, com a ordem dada por mentes perversas de me condenar", escreveu Funes em sua página no Facebook.

O tema foi tratado nesta terça-feira pela Corte Suprema, disse à Agência Efe um porta-voz do órgão Judicial, que não pôde confirmar a abertura de um julgamento contra ex-Chefe de Estado salvadorenho, porque a sessão do dia "não está terminada" e se desconhece se será divulgada ainda nesta terça-feira.

Funes foi o primeiro presidente a chegar ao poder pela ex-guerrilha FMLN, hoje no governo com o presidente Salvador Sánchez Cerén à frente.