Topo

Trump e Sanders devem vencer primárias de New Hampshire, segundo imprensa

10/02/2016 00h01

Concord (EUA), 9 fev (EFE).- O emrpesário Donald Trump, pelo lado republicano, e o senador Bernie Sanders, pelo democrata, serão os vencedores das primárias realizadas nesta terça-feira no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, segundo as projeções das principais redes de televisão americanas.

As previsões foram divulgadas quando acabam de fechar as últimas urnas neste estado do nordeste dos EUA, o segundo a votar para escolher os candidatos republicano e democrata que concorrerão à presidência dos EUA nas eleições gerais de novembro, e com apenas 8% dos votos apurados no lado democrata e menos de 6% no republicano.

As pesquisas apontavam há semanas uma mais que provável vitória neste estado de Trump e Sanders, que ficaram em segundo no caucus (assembleia popular) de Iowa na semana passada.

Uma das grandes dúvidas será a margem pela qual Sanders vai vencer à ex-secretária de Estado Hillary Clinton em um estado que ela ganhou nas primárias de 2008, especialmente depois dos resultados de Iowa, onde a ex-primeira-dama venceu por uma margem mínima de apenas dois décimos.

Entre os republicanos será importante ver quem fica em segundo lugar, lugar disputado pelo senador Ted Cruz, ganhador do caucus de Iowa; o governador de Ohio, John Kasich; o ex-governador da Flórida, Jeb Bush; o senador Marco Rubio e o governador de Nova Jersey, Chris Christie.

Com 12% dos votos apurados, Trump contava com 34,2% dos votos, seguido de Kasich com 15,9% e de Bush com 11,9%; enquanto Cruz tinha 11,2%, Rubio 9,7% e Christie 7,8%.

Quanto aos democratas, com 13% apurados, Sanders ganhava com 56,3% dos votos, enquanto Hillary acumulava 41,6% dos votos.

Destas primeiras primárias de EUA, sairão 23 delegados republicanos e 32 democratas (incluindo "superdelegados") que representarão New Hampshire nas convenções nacionais dos partidos, quando se nomeará oficialmente o candidato democrata e republicano para o pleito de novembro.

Neste pequeno estado de Nova Inglaterra espera-se que votem nas primárias 550 mil pessoas, das quais 390 mil estão registradas como "independentes" e, ao por não estarem inscritas em nenhum partido, podem votar nas primárias republicanas ou democratas.