Topo

EUA, França, Alemanha e Reino Unido vigiarão atuação da Rússia na Síria

Em Paris

23/02/2016 16h33

Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido estarão "muito atentos" com o respeito aos acordos de cessar-fogo na Síria, "especialmente com o fim dos bombardeios da Rússia e do regime sírio sobre os grupos da oposição moderada e a população civil".

Segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira (23) pela presidência francesa, os máximos responsáveis desses países --Barack Obama, François Hollande, Angela Merkel e David Cameron-- conversaram hoje por telefone e concordaram na "necessidade da plena cooperação do regime (sírio) e de seus aliados na iniciada das medidas de assistência humanitária".

Os quatro líderes "mostraram seu desejo de que o acordo para a cessação das hostilidades possa entrar em vigor nos prazos mais breves", de acordo com a nota.

Da mesma forma, indicaram que "estarão muito atentos com o respeito dos compromissos contraídos em 11 de fevereiro pelo Grupo Internacional de Apoio à Síria, e especialmente o fim dos bombardeios da Rússia e do regime sírio sobre os grupos da oposição moderada e a população civil".

Os presidentes americano e francês, a chanceler alemã e o primeiro-ministro do Reino Unido ressaltaram a "urgência de tomar todas as medidas necessárias para pôr fim à crise humanitária, em particular em Aleppo".

Os líderes concluíram reivindicando "a plena cooperação do regime e dos que o apoiam" para proporcionar a assistência necessária e a "rápida abertura" de conversas dirigidas a uma "verdadeira transição política, segundo os termos previstos pela resolução 2254 (do Conselho de Segurança) e sob a égide da ONU.

O governo e o principal agrupamento da oposição síria aceitaram o cessar-fogo estipulado por EUA e Rússia, que está previsto para começar na meia-noite do próximo dia 27.