Topo

Exército nepalês descarta que haja sobreviventes após queda de avião

Em Katmandu (Nepal)

24/02/2016 08h09

O Exército nepalês descartou que possa haver sobreviventes entre os 23 ocupantes do avião 9N-AHH que caiu nesta quarta-feira (24) em uma zona montanhosa do Nepal.

"Nossa equipe começou a recuperar corpos, mas não há possibilidades de encontrar ninguém com vida", afirmou à agência Efe o porta-voz do Exército nepalês, Tara Bahadur Karki.

Segundo o porta-voz, "levará algum tempo" para recuperar os corpos dos 20 passageiros e três integrantes da tripulação do avião acidentado porque este ainda estaria em chamas.

O avião foi localizado em uma zona de difícil acesso a cerca de 4.900 metros de altitude na área de Dana, no distrito de Mygdi.

O chefe da Polícia de Mygdi, Bishwo Khadka, confirmou à Efe que não existem esperanças de encontrar vítimas com vida, embora tenha esclarecido que por enquanto foram recuperados 17 corpos.

"Estamos em busca dos outros seis corpos", acrescentou o chefe da polícia, que precisou que em alguns casos só puderam ser localizadas partes dos corpos.

O Exército e a polícia instalaram um acampamento em uma zona denominada Ghasa, para onde serão levados os corpos antes de transportá-los à capital, Katmandu, indicou Khadka.

Um agente da polícia nepalesa, Phul Kumar Thapa, explicou à Efe desde o local do acidente que havia destroços da aeronave espalhados em uma área de cerca de 100 metros, onde viu "corpos e partes de corpos espalhados".

Três helicópteros e um batalhão com 72 soldados participaram da busca do avião acidentado.

A companhia aérea Tara garantiu em comunicado que "as condições meteorológicas tanto no aeroporto de origem como no de destino eram boas" no momento em que a aeronave desapareceu.

O bimotor 9N-AHH decolou do aeroporto de Pokhara às 7h47 (22h15 em Brasília) com direção à cidade de Jomsom, mas perdeu contato 11 minutos depois da decolagem.