Topo

Oposição síria denuncia violações do regime à trégua em 15 pontos do país

27/02/2016 11h46

Beirute, 27 fev (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança opositora, denunciou neste sábado que as forças do governo sírio violaram o cessar-fogo, iniciado à meia-noite (19h de sexta-feira em Brasília), em 15 zonas do país.

Em comunicado, a CNFROS solicitou ao Conselho de Segurança da ONU que "atue" contra o regime de Bashar al Assad por essas infrações, registradas horas depois da entrada em vigor da trégua.

A coalizão informou que soldados governamentais e membros de milícias aliadas jogaram barris de explosivos desde helicópteros e dispararam com armas automáticas pesadas e artilharia em 15 áreas sírias em Damasco, Deraa (sul), Aleppo (norte), Homs (centro), Hama (centro) e Latakia (noroeste).

A CNFROS garantiu que seis barris jogados pelos helicópteros militares tiveram como alvo a cidade de Al Nahia, junto à estrada internacional que liga Aleppo a Latakia.

O secretário-geral do Comitê Político da CNFROS, Anas ao Abde, afirmou no texto que "o Exército Livre Sírio (ELS) e as facções revolucionárias continuam a cumprir a trégua" e que suas atividades se limitarão a defender os civis e as áreas sob controle insurgente.

Ele acusou o regime de atacar deliberadamente para abortar a trégua e inviabilizar uma solução política no país.

"Não podemos deixar que o regime de Bashar al Assad acabe com as tentativas internacionais e a resolução 2254 do Conselho de Segurança após todos os esforços, é dever dos patrocinadores (da trégua) intervir para forçar o cumprimento do cessar-fogo", indicou.

O acordo para uma cessação das hostilidades na Síria, o primeiro desde o início do conflito, em março de 2011, foi estipulado por Rússia e Estados Unidos, e aceito pelo governo de Damasco e pela Comissão Suprema para as Negociações, coalizão opositora que engloba grupos políticos e armados à qual a CNFROS pertence.

Pouco antes, meios de comunicação oficiais sírios informaram do impacto de vários foguetes "disparados por grupos armados terroristas" desde as fortificações opositoras de Duma e Khobar contra o centro de Damasco.