Topo

Atentado suicida contra posto de controle em Áden deixa quatro mortos

29/02/2016 12h22

Sana, 29 fev (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram nesta segunda-feira e cinco ficaram feridas em um ataque suicida perpetrado com um carro-bomba em um posto de controle na cidade portuária de Áden, no sul do Iêmen, informaram à Agência Efe fontes de segurança.

As vítimas são membros das milícias da resistência popular fiéis ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

As fontes precisaram que os feridos se encontram em estado grave.

O posto de controle atacado se encontra no bairro de Mesadin, na zona de Dar Saa, no nordeste de Áden, sede provisória do governo iemenita.

Nesta zona estão concentrados os combatentes das milícias da resistência popular sulina que apoiam Hadi.

Por enquanto, nenhum grupo assumiu a responsabilidade do atentado suicida.

No último dia 26, também em Áden, um grupo armado assassinou a tiros um responsável da inteligência militar iemenita, o coronel Adham al Yaari.

Quatro dias antes, um general do Exército iemenita e um responsável dos serviços secretos foram assassinados também a tiros nesta cidade portuária.

Além disso, no dia 17, pelo menos dez soldados iemenitas leais a Hadi morreram em um atentado suicida cometido pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) contra um quartel de Áden.

O governador da província de Áden, Eidros al Zubaidi, sofreu no último mês várias tentativas de assassinato.

Estes fatos confirmam a deterioração da segurança que afeta Áden, escolhida como sede provisória do governo iemenita desde a fuga do presidente Hadi da capital Sana em fevereiro.

O conflito no Iêmen continua depois que os grupos rivais concluíram suas conversas de paz em 20 de dezembro na Suíça sem chegar a um acordo para um cessar-fogo permanente.

Os houthis lançaram uma ofensiva em setembro de 2014 e controlam grande parte do país, incluída a capital, apesar de desde março de 2015 uma coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, bombardeia suas posições em respaldo a Hadi.