Topo

Bernie Sanders arrasa nas primárias democratas de seu estado, Vermont

01/03/2016 21h34

Washington, 1 mar (EFE).- O pré-candidato democrata Bernie Sanders arrasou nesta terça-feira nas primárias realizadas em Vermont, o estado que representa no Senado dos Estados Unidos, segundo as projeções anunciadas pelos principais meios de comunicação logo após o fechamento das urnas no território.

Todas as pesquisas apontavam para uma vitória fácil em Vermont de Sanders, cujas perspectivas são menos claras nos outros dez estados que realizam hoje primárias democratas dentro da chamada Super Terça, nas quais enfrenta a ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

Sanders acompanha os resultados nesse estado do nordeste dos EUA, no qual lançou sua carreira política como prefeito da cidade de Burlington e mais tarde como congressista e senador.

As últimas pesquisas davam a Sanders uma vantagem média de 75 pontos sobre Hillary em Vermont, que distribuirá 16 delegados e 10 superdelegados.

O senador, de 74 anos, votou hoje em seu colégio eleitoral de Burlington e garantiu estar se sentindo "ótimo" sobre as perspectivas de sua campanha, apesar de Hillary ter vantagem nas pesquisas da maioria dos estados que votam na Super Terça.

Sanders espera vencer também em Massachusetts, Minnesota, Colorado e possivelmente em Oklahoma, e conseguir que as vitórias de Hillary nos demais estados sejam por margens estreitas e lhe permitam conseguir delegados e evitar que sua campanha perca fôlego.

Uma dúzia de estados de todo o país realizam primárias e caucus (assembleias populares) durante a Super Terça, na qual os pré-candidatos democratas competirão por 865 delegados dos 2.383 necessários para conseguir a indicação presidencial do partido.

Pelo lado republicano estão em jogo 595 delegados, dos 1.237 necessários para obter a candidatura presidencial.