Topo

Donald Trump vence disputada primária republicana em Vermont

02/03/2016 02h26

Washington, 1 mar (EFE).- O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguiu uma vitória apertada nesta terça-feira sobre John Kasich nas primárias do estado de Vermont, segundo as projeções dos principais veículos de comunicação do país.

A disputa foi acirrada neste estado do nordeste dos EUA, onde, com 85% dos votos apurados, Trump alcançava 32,5% dos apoios contra 30,6% de Kasich e 19,4% de Marco Rubio, dois pré-candidatos que tentam se transformar em uma alternativa ao magnata imobiliário.

O triunfo em Vermont é o sétimo nesta Super Terça para Trump, que segundo as projeções venceu também nos estados de Virgínia, Geórgia, Alabama, Massachusetts, Tennessee e Arkansas.

No entanto, Trump não conseguiu chegar a 50% dos votos em Vermont, um patamar que lhe teria permitido monopolizar os 16 delegados em jogo no estado, e que agora serão distribuídos proporcionalmente entre os pré-candidatos que alcançarem pelo menos 20% dos votos.

Kasich, o atual governador de Ohio, tinha grandes esperanças em Vermont porque seu eleitorado republicano é menos conservador que a média nacional e tem um perfil parecido ao de New Hampshire, onde ele obteve uma segunda posição em fevereiro.

Uma dúzia de estados de todo o país realizaram hoje primárias e caucus (assembleias populares), nos quais estavam em jogo 595 delegados dos 1.237 necessários para obter a candidatura presidencial republicana na convenção nacional de julho.

Além das sete vitórias de Trump, o senador Ted Cruz ganhou hoje no Texas e em Oklahoma, enquanto o também senador Marco Rubio conquistou seu primeiro triunfo desde que começou a campanha ao vencer em Minnesota.