Topo

Venezuela inicia homenagens pelos três anos da morte de Hugo Chávez

Comemorações pela morte do líder devem durar dez dias - Gregorio Teran/Xinhua
Comemorações pela morte do líder devem durar dez dias Imagem: Gregorio Teran/Xinhua

05/03/2016 13h38

As homenagens ao ex-presidente Hugo Chávez da Venezuela, morto há três anos, e que durarão dez dias, começaram neste sábado com uma ação perante seu túmulo e a chegada a Caracas dos presidentes da Bolívia, Evo Morales, Nicarágua, Daniel Ortega, e El Salvador, Salvador Sanchéz Cerén.

Se somarão a eles os primeiros-ministros de países como Antígua, Dominica, São Vicente e Granadinas, que também "irão acompanhar o presidente, Nicolás Maduro, sua família e o povo da Venezuela" na homenagem a quem governo o país entre 1999 e 2013, disse a chanceler, Delcy Rodríguez.

Todos eles, sustentou ontem à noite Maduro, "nos trazem sua solidariedade, seu apoio de sempre, sua companhia e e esses dias servirão (...) para refletir profundamente" sobre a revolução bolivariana, "desde sua fundação nesta etapa histórica pelo comandante Chávez" e "o caminho que seguimos nestes três anos depois de sua morte".

O falecimento do responsável pelo chamado socialismo do século XXI e a revolução bolivariana foi anunciado em 5 de março de 2013 por Maduro, que já então exercia o papel de governante interino.

Semanas antes de perder a batalha de quase dois anos contra um câncer do qual ainda vazaram os detalhes, Chávez previu a situação e pediu a seus seguidores que votassem em Maduro como seu sucessor nas eleições que foram realizadas no mês seguinte.

Depois de três anos, a Venezuela atravessa uma severa crise econômica, marcada pela inflação mais alta do mundo (180,9% ) e uma grave situação de escassez de remédios e produtos básicos, e também política com a oposição decidida a antecipar o fim da gestão de Maduro.

Após a ação no quartel militar do centro de Caracas onde descansa o caixão de Chávez, e desde onde foi liderada uma tentativa golpista em fevereiro de 1992 com ele como tenente-coronel, a Fundação Comandante Eterno Hugo Chávez previu para este sábado uma série de atividades adicionais.

Entre estas destacam-se fóruns, rituais religiosos e atividades culturais, nas quais é esperada a participação dos governantes visitantes que não participaram da atividade inicial.

As homenagens durante os próximos nove dias terão desde jornadas de ativismo político até atividades de música, pintura e leitura de discursos, cartas e declarações públicas de Chávez, apuração de sua obra de governo e projeção de filmes e vídeos, novos foros, lançamentos de livros e a encenação de obras de teatro.