Topo

Trump e Hillary lideram pesquisas para primárias-chave em Flórida e Ohio

Scott Audette (L)/Javier Galeano (R)/Reuters
Imagem: Scott Audette (L)/Javier Galeano (R)/Reuters

Em Washington

09/03/2016 15h42

O magnata Donald Trump, pelo lado republicano, e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, na disputa democrata, aparecem à frente de seus adversários em uma pesquisa da rede de TV CNN sobre as eleições primárias na Flórida e em Ohio, que serão realizadas em 15 de março, como parte da disputa pela presidência dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (9), Trump tem em Ohio 41% de apoio, contra 35% do segundo colocado John Kasich, governador desse Estado.

Na Flórida, o empresário tem 40% de apoio, contra 24% de Marco Rubio, senador por esse Estado.

Pelo lado democrata, Hillary é a clara favorita com 63% de apoio em Ohio e 61% na Flórida, com bastante vantagem sobre os 33% e 34% do senador Bernie Sanders, seu único concorrente pela indicação à candidatura democrata.

As primárias de 15 de março na Flórida e em Ohio são cruciais especialmente para os republicanos, já que nos dois estados o ganhador leva o apoio de todos os delegados.

Segundo a pesquisa da CNN, 71% dos entrevistados acreditam que o governador Kasich deveria abandonar a disputa pela indicação presidencial republicana se não ganhar em Ohio, e 66% acham que Rubio deveria se retirar se perder na Flórida.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março com 1.014 eleitores na Flórida e 1.002 em Ohio, com margens de erro que oscilam entre cinco e seis pontos percentuais.